Conheça a história do Instituto Esperança em ordem cronológica, passando pelos seus momentos mais marcantes e importantes.

1959
As primeiras reuniões dos fundadores ocorreram na R. Antonio Carlos, 6, centro de Valinhos, passando depois (Março/1960) para o piso superior do Cine Brasil.

O lema principal é:
“O IE não se extinguirá nunca, porque a caridade não tem fim”.

1961
Para conseguir fundos, foi comprado (Março/61) um Volkswagen Sedã ano 61 para ser sorteado e o ganhador foi o próprio IE. Posteriormente, o Fusca foi vendido pelo mesmo valor da compra.

1962
Em 02 de Fevereiro foi comprada a primeira máquina de escrever (marca Halda) por Doze mil Cruzeiros. Logo em seguida o IE comprou um terreno, por Oitenta mil Cruzeiros, no Jardim Planalto para investimento, pois a inflação da época era bastante alta.

1963
Em Set/63 o IE comprou outro lote nas Chácaras de Valinhos, também para investimento.A primeira reunião na nova sede, localizada na R. Fioravante Menegaldo 210, Bairro Vera Cruz, ocorreu em Jan/68 ainda com o prédio em construção.O Lions Club doou 2 automóveis ao IE, para serem sorteados durante o ano de 68. A renda seria utilizada para terminar a construção da sede.

Curiosidade: Orfanato?
O IE foi criado inicialmente para ser um orfanato, mas como não havia órfãos em Valinhos, passou a ter a função de creche.

Setembro de 1968
Em Março/61 o IE adquiriu dois terrenos na Vila El Aiub, hoje Santa Cruz. Em Julho do mesmo ano, outro terreno foi comprado, formando a totalidade do terreno da Unidade I (sede). Em Junho/63 o Lions Club oferece sua ajuda para construção do prédio, que foi entregue concluído à diretoria do IE em Setembro/68. Em Outubro/71, foi decidida, pela sua diretoria, a construção de mais duas Unidades do IE, visando atender os pólos naturais de desenvolvimento de Valinhos (I: saída p/ Campinas, II: Saída p/ D.Pedro e III: saída para Vinhedo).

1969
Em Dez/69, o IE iniciou suas atividades como creche com cinco crianças.

A primeira supervisora do IE foi a Sra. Aydê Capovilla.

1970
Em Setembro/70 o IE comprou uma Kombi nova, na Comercial Campos Automóveis. Esta Kombi foi utilizada na obtenção de doações, compra de mantimentos, e principalmente transporte das crianças. Ela foi vendida após 9 anos de bons serviços, pois o custo de manutenção estava ficando muito alto.
Em Dez/70 foi realizado o primeiro Bazar Beneficente e a primeira festa de Natal das crianças do IE. Nos salões da Fonte Santa Tereza ocorreram as Festas “Primavera/70” e “Primavera/71”, cuja renda era totalmente revertida para o IE.

1971
Em Agosto/71 foi feito o lançamento do jornal “O Boletim” para divulgar as atividades do IE. Ele teve somente 7 edições. Atualmente ele é editado por Benedicto Matiazzo e já estamos na edição 95 deste jornal.

1974
Em Setembro/74 ocorreu nos salões da Fonte Santa Thereza o show do Roberto Carlos e o baile com o Caçulinha e seu conjunto, com renda revertida para o IE.

1975
Em Julho/75 o Vice-governador de S.Paulo, juntamente com o Prefeito e sua esposa, visitaram as obras da Unidade II do IE, perguntando da possibilidade de criação de outra unidade de amparo de menores.

Construção da Unidade II
Construção da Unidade II

Maio de 1975
Em Janeiro/71 o IE assinou um convênio com o CEAS, no valor de CR$267.000,00, para a construção de uma nova unidade. Em Maio/73 a P.M.Valinhos doou um terreno na Vila Santana para construção da Unidade II, com área de 3.455 m2.

Em 17 de junho, desse mesmo ano, ocorreu o lançamento da Pedra Fundamental e marcou o início da construção desta Unidade. Para continuidade da construção foi necessário vender o terreno do loteamento Dois Córregos, que foi comprado para investimento, já que a inflação era alta.  Mas foi somente em Janeiro/75 que se iniciaram as atividades da Unidade II do IE.

1976
Em Set/78 foi iniciada a “Campanha do Azulejo” junto aos colaboradores para forrar as paredes do salão, do banheiro infantil, corredor e cozinha da Unidade I.

1979
Em Setembro/1979 comemorou-se os 20 anos de fundação do IE, coincidindo justamente com o Ano Internacional da Criança.

Unidade III após a finalização de obras
Unidade III após a finalização de obras

1980
Em agosto/80 a Gessy Lever (hoje Unilever) doou cinco bicicletas que foram rifadas em benefício do IE, sendo grande o desempenho da voluntária Carmem Silvia Folegatti, liderando essa atividade.

Dezembro de 1987
Em Março/76 iniciaram os estudos para aquisição da Unidade III do IE. Em Setembro/79 a PMV doou o terreno na Ponte Alta para a construção desta Unidade. Mas a sua construção só se iniciou em Março/85. No final de 1987, a Unidade III teve parte da construção terminada, mas seu término total só ocorreu em finais de 1991.

1997
Em Outubro/1997 tivemos o primeiro jantar beneficente em comemoração ao Aniversário do IE, nas dependências do Clube Atlético Valinhense. Este jantar vêm se repetindo todos os anos, e iremos realizar a sua 5a. edição no final deste ano (2001).

1999
Em Abril/1999 ocorreu o 1o. HIPISMO RURAL “INSTITUTO ESPERANÇA”, que ocorreu nas dependências do Parque Monsenhor Bruno Nardini (Festa do Figo), com o apoio do Clube dos Cavaleiros de Valinhos e as empresas patrocinadoras. Este evento se repetiu até o ano de 2002, trazendo grandes nomes do hipismo rural para a cidade de Valinhos.

2002
Em 8 de Junho de 2002, ocorreu o 4o. HIPISMO RURAL e a 1a. MOSTRA DE ORQUÍDEAS “INSTITUTO ESPERANÇA” onde foi também exibido espetáculo de danças promovido pela Academia VIVA ARTE, coordenado pela profa. Liziane de Lima.

2003
Em Mar/2003 foi realizado o 1o. Expolanche, que vem sendo realizado ano a ano. A partir do 3o. Expolanche associamo-nos com a entidade Semente Esperança de Campinas, que muito ajudou-nos na divulgação do evento. Em 2010 foi realizado o 7o. Expolanche, no espaço Quadra Central em Valinhos. Neste evento foram apresentados diversos shows de dança, música, apresentações infantis, animais, com barracas de comida e bebida, além da venda de produtos e artesanato. Toda a renda é revertida para o IE e para o Semente Esperança.

2005
Em Set/2005 conseguimos uma doação para realizar obras no telhado da Unidade I. O telhado foi totalmente refeito, com troca de caibros e telhas, além de cobertura do páteo da lavanderia.

2009
Em 2009 foi elaborada uma campanha de marketing completa, que incluiu uma nova imagem, criação de logotipo, slogan, material para impressão, camisetas, e até a nova imagem dos veículos do Instituto. O lançamento da nova campanha de marketing, coincidiu com o início da nova diretoria e a comemoração dos 50 anos do Instituto Esperança. Em Out/2009 o IE completou 50 anos com uma festa deslumbrante de aniversário que ocorreu no salão do Country Club Valinhos. O jantar foi servido ao som da excelente Banda CONVULSOM, que já nos brindaram dom diversas apresentações nos jantares de aniversário do IE. Tivemos também a apresentação brilhante do mágico ilusionista Kaio Filho e do envolvente cantor Marcos Elvis, cover de Elvis Presley.

2010
O IE  passou por uma reformulação de suas atividades, trazendo um maior profissionalismo a sua equipe. Foram  desenvolvidos diversos manuais de procedimentos, cargos e funções e diversos treinamentos para melhorar a qualidade de trabalho e padronizar o atendimento nas 3 unidades do IE. Foram realizadas diversos eventos, vendas de pizza, almoço no Giovanetti, Mega-Saldo, Bazar de Natal, entre outros, o que permitiu ao IE uma maior tranqüilidade financeira. Iniciou-se o projeto Espaço Vida que atende casos de violência doméstica em famílias com crianças carentes. Iniciou-se também uma manutenção mais abrangente em todas as 3 unidades, iniciando-se pelos banheiros infantis, pintura das unidades e manutenção de telhados e infra-estrutura gerais.